Páginas

sábado, 1 de setembro de 2012

A Patrulha da Noite


Em suas Crônicas de Gelo e Fogo, o autor norte-americano George R. R. Martin concebeu A Patrulha da Noite, no original Night's Watch, como uma Ordem militar responsável pela segurança dos Sete Reinos de Westeros.

Em muitos momentos durante a leitura dos livros da saga, a comparação com os Cavaleiros Templários é quase inevitável. Afinal, assim como os integrantes da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (do latim Ordo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici), os Patrulheiros da Noite são celibatários e não possuem bens.

Ouso dizer que a associação aos Templários só é amortecida quando, bem mais adiante, o leitor trava conhecimento com as ordens monásticas militares dos Filhos do Guerreiro e dos Pobres Irmãos que, por motivos óbvios, se parecem ainda mais com os Templários. Os Filhos do Guerreiro são cavaleiros que renunciam toda riqueza e aos prazeres da carne para juramentar suas espadas à Fé. Eles usavam mantos arco-íris e armadura embutida de prata por cima de cilícios, e trazem cristais em forma de estrela nos botões do punho das espadas. Por seu turno, Os Pobres Irmãos formam uma irmandade mendicante cujos membros trazem consigo machados de guerra e passam o tempo a correr pelas estradas, escoltando viajantes de septo em septo. O seu símbolo é a estrela de sete pontas, vermelha sobre branco. O povo simples chama aqueles de Espadas e estes de Estrelas.


Brothers in Black
Por outro lado, é bastante provável que a Patrulha da Noite seja a ordem militar mais antiga dos Sete Reinos, remontando aos tempos anteriores à queda dos reinos dos Primeiros Homens, evento que precedeu a chamada Invasão dos Ândalos e à própria Guerra da Conquista de Aegon.

O surgimento da Patrulha ocorreu aproximadamente 8.000 anos antes da época em que são narradas as Crônicas de Gelo e Fogo. Conta-se que nesse período, conhecido como Noite Longa, houve uma noite durou toda uma geração. Na escuridão, os Outros saíram das Terras do Sempre Inverno e invadiram Westeros, causando pânico e destruição até serem derrotados na Batalha pela Aurora.

"The Wall" de Marc Simonetti
Depois disso, um ancestral da Casa Stark, Brandon, o Construtor, ergueu a grande Muralha que mede mais de 200m de altura e figura na obra como o grande aparentemente intransponível marco entre as terras dos homens civilizados e o desconhecido norte. A inspiração na Muralha de Adriano, construída pelos romanos para estabelecer os novos limites de seu império em retração, parece óbvia.

Nos tempos em que se passam as crônicas, o leitor encontra a Patrulha da Noite como uma instituição decadente. Em dias pretéritos, de uma maneira ou de outra, o inimigo foi sossegado e a Patrulha da Noite iniciou um movimento que a fez olvidar seu próprio passado: a Patrulha da Noite, pois, foi instituída para combater os terríveis Caminhantes Brancos e não apenas para manter afastados os povos selvagens que vivem pra-lá-da-Muralha.

Assim, nos dias da narrativa de Martin, a antes gloriosa Patrulha da Noite é composta basicamente por uma escória de criminosos, condenados, camponeses, devedores, saqueadores, estupradores, ladrões e bastardos. Os poucos nobres que vestem o Negro o fazem por má sorte: alguns são infelizes apoiaram os Targaryen durante a Rebelião de Robert Baratheon; e outros nada mais senão filhos desprezados pelos pais ou aniquilados nos meandros das mais torpes maquinações políticas.

A organização política interna corporis da Patrulha da Noite é muito interessante: seu líder, o Senhor Comandante, possui um cargo vitalício e é escolhido por meio do escrutínio de todos os Black Brothers. Quando um Senhor Comandante morre, qualquer Patrulheiro juramentado pode candidatar-se ou ser indicado por seus irmãos para o alto cargo. Para ser considerado eleito, o candidato deve receber dois terços dos votos dos Irmãos Juramentados da Patrulha da Noite. Quando o quórum não é alcançado, o processo é repetido no dia seguinte até que surja um resultado que atenda ao regulamento.


O papel desses nobres e abnegados guerreiros que envergam o Negro cresce a media que a narrativa evolui, pois, como os Stark advertem em seu estandarte, o Inverno se aproxima gradativamente.

Não obstante as grandes dificuldades enfrentadas, algumas tradições e a própria mística da Patrulha da Noite permanecem vivas. A cerimônia de iniciação de um novo Patrulheiro, que ocorre após a sua aprovação no treinamento, é marcada por um juramento que, por significar a entrega irrevogável a uma vida de privações e enormes sacrifícios, não pode ser tomado à força. Quem decide seguir adiante profere as seguintes palavras diante dos deuses e dos homens:

A noite chega, e agora começa a minha vigia. Não terminará até a minha morte. Não tomarei esposa, não possuirei terras, não gerarei filhos. Não usarei coroas e não conquistarei glórias. Viverei e morrerei no meu posto. Sou a espada na escuridão. Sou o vigilante nas muralhas. Sou o fogo que arde contra o frio, a luz que traz consigo a alvorada, a trombeta que acorda os que dormem, o escudo que defende os reinos dos homens. Dou a minha vida e a minha honra à Patrulha da Noite, por esta noite e por todas as noites que estão para vir.

Do original:

Night gathers, and now my watch begins. It shall not end until my death. I shall take no wife, hold no lands, father no children. I shall wear no crowns and win no glory. I shall live and die at my post. I am the sword in the darkness. I am the watcher on the walls. I am the fire that burns against the cold, the light that brings the dawn, the horn that wakes the sleepers, the shield that guards the realms of men. I pledge my life and honor to the Night's Watch, for this night and all the nights to come.

Uma vez feito, o juramento é irretratável. O passado, a família, as disputas pelo poder, tudo fica para trás. Um dos princípios que rege a vida na Muralha é a Meritocracia, de forma que nobres e camponeses têm as mesmas oportunidades. De acordo com as habilidades demonstradas durante o treinamento, os novos Irmãos Negros são divididos em Intendentes, Construtores, Patrulheiros.
Construtores, Patrulheiros e Intendentes

Os Patrulheiros são a mão da espada da Ordem, os exploradores do mundo desconhecido e selvagem que do lado norte da Muralha e seus verdadeiros guardiões. Os Construtores são responsáveis pela manutenção da Muralha, dos castelos e do equipamento. Já Os Intendentes desenvolvem funções operacionais e logísticas como, por exemplo, a caçada, o cultivo, o preparo dos alimentos e até das roupas.

No fantástico e complexo universo que Martin criou, a Patrulha da Noite representa a abnegação, a coragem, a perseverança e a renuncia dos anseios particulares em prol da coletividade. A Patrulha da Noite sobreviveu por milênios enquanto outras instituições e dinastias caíram. Alheios às disputas políticas, os Patrulheiros mantiveram-se austeros e resolutos, sólidos como a própria Muralha, defendendo os homens civilizados de perigos inimagináveis. O inimigo virá de todos os lados e eles, firmes, ainda estarão lá. Eles são a espada na escuridão. Eles são os vigilantes da Muralha e sabem que a deserção significa a morte.